PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

CMEI CAPINZAL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

EDUCADORAS: Cristiane Rovinski Oliveira (Maternal)
                              Maria Daniela Strugala Vaz Torres (Pré II)
                              Simone Sílvia Wardenski (Pré I)

LOCAL: CMEI Capinzal

PÚBLICO ATENDIDO: Maternal - 9 crianças
                                         Pré I - 14 crianças
                                         Pré II - 14 crianças

                                         TOTAL: 37 crianças

TEMA: Alimentação Saudável e Vigilância Alimentar.

OBJETIVOS:

* Desenvolver o paladar através da degustação de algumas frutas;
* Demonstrar que a alimentação está diretamente ligada à saúde;
* Mostrar os benefícios de uma alimentação saudável e os riscos de uma alimentação desregulada.

ENCAMINHAMENTO:

     Neste segundo módulo o qual se define como Alimentação Saudável e Vigilância Alimentar, optou-se por desenvolver as atividades nas turmas do maternal, pré I e pré II.
Iniciamos os trabalhos reunindo as crianças na sala do pré II, organizando-as em forma de círculo.
     Começamos uma conversa sobre as frutas, legumes e verduras, quais gostam mais ou menos, quais tem o hábito de comer e quais não. Fomos conversando, falando e ouvindo cada um, neste momento confeccionamos um cartaz contendo o nome das frutas, legumes e verduras que as crianças citavam.
     Após fizemos a exposição de algumas obras de arte como a de Giuseppe Arcimboldo e Paul Cezanne fazendo alguns questionamentos como por ex: o que vocês estão vendo? quais desses alimentos vocês conhecem ou já comeram?
     Cada um relatou sua experiência. Neste momento uma criança falou que viu um homem, isto foi muito interessante pois era justamente aí que queríamos chegar, demonstrando que somos o que comemos, se ingerirmos alimentos saudáveis seremos pessoas saudáveis mas, se ingerirmos alimentos como guloseimas, gordurosos seremos pessoas sem energia e ficamos doentes.
     Confeccionamos coletivamente um esquema corporal, desenhando o contorno do corpo de um menino e outro de uma menina, após cada um manuseou revistas e com nossa ajuda recortaram figuras representando alimentos saudáveis e não saudáveis, após fizemos a colagem destas figuras nos contornos corporais, no qual um ficou representado pelos alimentos bons e outro pelos alimentos ruins para a saúde.
     Concluímos as atividades expondo os cartazes e fazendo uma última explicação sobre este tema por hora. Retomaremos este assunto em breve, por entender sua importância para a vida do ser humano.

MATERIAIS:

* obras de arte;
* canetinhas;
* cartolina;
* papel kraft;
* revistas;
* tesouras;
* cola.
   










Concluímos as atividades expondo os cartazes e fazendo uma última explicação sobre este tema por hora. Retomaremos este assunto em breve, por entender sua importância para a vida do ser humano.

MATERIAIS:

* obras de arte;
* canetinhas;
* cartolina;
* papel kraft;
* revistas;
* tesouras;
* cola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário