PROGRAMA
SAÚDE NA ESCOLA 2015
UNIDADE
EDUCACIONAL: ESCOLA
MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA
NOME
DA PROFESSORA: SONÉYA
ASSUMPÇÃO MACHADO
TURMA: 5º ANO A
Nº
DE ALUNOS: 28
DATA: 13/04/15
MÓDULO III –Atividade 4
[2014] - RELAÇÕES DE GÊNERO (Essencial)
TEMA -
“CORPO: UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL”
OBJETIVO:
Entender as diferenças do sexo
masculino e sexo feminino e suas diversidades da atualidade.
DESCRIÇÃO:
• Contornar o corpo de uma menina e de um
menino em papel pardo.
• Solicitar
para que os alunos desenhem ou colem imagens que relacionem características do
menino e menina (roupas, sexo, gênero, orientação sexual, acessórios, objetos,
gostos...etc.).
• Levantar a discussão se existem coisas exclusivamente
de meninos ou de meninas.
• Separar tudo que se refere ao fator biológico,
social e cultural.
MATERIAIS:
• Papel
Pardo, tesoura, cola, E.V.A colorido,
fita adesiva, pedaços de lá, canetinhas, vídeos
ligados ao tema, aparelho multimídia e celular (para fotografar).
DESENVOLVIMENTO:
Após os alunos assistirem aos vídeos sugeridos no
blog (Turma da Mônica: meninos e meninas; Os Batutinhas: meninos x meninas), realizamos
um debate sobre o que é ser menino ou menina e quais as diferenças físicas,
culturais e sociais.
As crianças comentaram que os pais são responsáveis
por salientar que azul e carrinho é para menino; rosa e boneca para menina, mas
que atualmente certos brinquedos, brincadeiras e cores não são exclusivamente de meninos ou de meninas e que
todos podem brincar juntos.
Também discutiram o papel do homem e da mulher na
sociedade, no passado e nos dias atuais. Concluíram que atualmente tanto
mulheres quanto homens desempenham papéis semelhantes, pois ambos estão
inseridos no mercado de trabalho para sustentar a família e precisam dividir as
tarefas domésticas e o cuidado com os filhos.
A turma finalizou o trabalho com
a confecção de dois cartazes contornando o corpo de uma menina e de um menino em
papel pardo, colando palavras
características de cada gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário