PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA 2015
UNIDADE EDUCACIONAL: ESCOLA MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA
NOME DA PROFESSORA: SONÉYA ASSUMPÇÃO MACHADO
TURMA: 5º ANO A
Nº DE ALUNOS: 28
DATA: 13/04/15


MÓDULO III –Atividade 4 [2014] - RELAÇÕES DE GÊNERO (Essencial)

TEMA -  “CORPO: UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL”



OBJETIVO:

Entender as diferenças do sexo masculino e sexo feminino e suas diversidades da atualidade.

DESCRIÇÃO:

•  Contornar o corpo de uma menina e de um menino em papel pardo.
• Solicitar para que os alunos desenhem ou colem imagens que relacionem características do menino e menina (roupas, sexo, gênero, orientação sexual, acessórios, objetos, gostos...etc.).
•  Levantar a discussão se existem coisas exclusivamente de meninos ou de meninas.
•  Separar tudo que se refere ao fator biológico, social e cultural.

MATERIAIS:

• Papel Pardo, tesoura, cola, E.V.A colorido, fita adesiva, pedaços de lá, canetinhas, vídeos ligados ao tema, aparelho multimídia e celular (para fotografar).


DESENVOLVIMENTO:
           
Após os alunos assistirem aos vídeos sugeridos no blog (Turma da Mônica: meninos e meninas; Os Batutinhas: meninos x meninas), realizamos um debate sobre o que é ser menino ou menina e quais as diferenças físicas, culturais e sociais.
As crianças comentaram que os pais são responsáveis por salientar que azul e carrinho é para menino; rosa e boneca para menina, mas que atualmente certos brinquedos, brincadeiras e cores não são  exclusivamente de meninos ou de meninas e que todos podem brincar juntos.
Também discutiram o papel do homem e da mulher na sociedade, no passado e nos dias atuais. Concluíram que atualmente tanto mulheres quanto homens desempenham papéis semelhantes, pois ambos estão inseridos no mercado de trabalho para sustentar a família e precisam dividir as tarefas domésticas e o cuidado com os filhos.

A turma finalizou o trabalho com a confecção de dois cartazes contornando o corpo de uma menina e de um menino em papel pardo,  colando palavras características de cada gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário