PROFISSIONAIS
ENVOLVIDAS – Leani Winki Tecchio, Maria Inês Opaloski Wolski, Maria Verginia
Godoi,
Tatiane
Gomes Ribeiro Carneiro, Educadoras do
CMEI
TUPI – Campina da Barra
BERCÁRIOS
I e II
NÚMERO
DE CRIANÇAS ENVOLVIDAS: 20
O
desenvolvimento dos papeis de gênero e a construção da identidade são
socialmente elaboradas e assimiladas desde o nascimento, com base nas relações
sociais que se estabelecem a partir dos primeiros meses de vida. Porém, é no
início dos processos educativos que a criança começa a perceber as diferenças
entre o feminino e o masculino.
Ao
pensar a criança e a produção da cultura infantil, encontrou-se na brincadeira
uma das suas múltiplas formas de expressão, a forma que cada criança se
manifesta culturalmente. No trabalho com crianças bem pequenas, percebe-se que,
desde bem cedo, elas já demonstram preferências e comportamentos de acordo com
normas e padrões estabelecidos pela sociedade.
Sendo
assim, e levando-se em conta que esse trabalho está sendo desenvolvido com
crianças de berçários I e II, optou-se por fazer, novamente, a brincadeira do
baú do tesouro, desfile de chapéu e brincadeira de roda, lançando-se, desta
vez, um olhar para a efetivação da proposta do PSE.
TEMA - Igualdade de Gênero.
LINGUAGENS – Linguagem da Expressão Corporal, Linguagens da Arte.
LINGUAGENS – Linguagem da Expressão Corporal, Linguagens da Arte.
CONTEÚDOS
- Identificação de pessoas e objetos;
Imitação de pessoas, animais, com ou sem objetos e movimentos com significados
sociais.
OBJETIVO
– Possibilitar a construção da ideia de identidade e igualdade de gênero
através das brincadeiras.
DESCRIÇÃO – Colocou-se, no centro da sala, sobre o tatame uma caixa contendo brinquedos variados como bonecas, carrinhos, bonequinhos de super-heróis, telefones e pianinhos da XUXA, incentivando meninos a brincar com bonecas como se fossem bebês, fazendo dormir, dando comidinha e também com outros brinquedos notadamente, de meninas. Fez-se o mesmo com as meninas, levando-as a brincar com carrinhos e bonequinhos de super-heróis, entre outros. Num segundo momento, com todos, inclusive as educadoras, sentadas no chão, colocou-se, na cabecinha deles chapéus variados de homem e de mulher, enquanto conversávamos com eles falando “esse chapéu é do papai, esse é da mamãe”. Em outro momento, brincou-se de roda. Tentamos “a menina que está na roda”, mas como alguns ficavam jogando-se no chão mudamos para “roda cotia” porque os bebês parecem gostar mais dessa brincadeira. Em todos os momentos, deixamos que brincassem um pouco sem qualquer intervenção, para perceber e avaliar as preferências de cada um.
MATERIAIS – Caixa com brinquedos variados, chapéus e câmera fotográfica, tatame.
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