PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

sábado, 11 de abril de 2015

MODULO 3 – ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL IGUALDADE DE GÊNERO



PROFISSIONAIS ENVOLVIDAS – Leani Winki Tecchio, Maria Inês Opaloski Wolski, Maria Verginia Godoi,
Tatiane Gomes Ribeiro Carneiro, Educadoras do
CMEI TUPI – Campina da Barra 
BERCÁRIOS I e II
NÚMERO DE CRIANÇAS ENVOLVIDAS: 20

O desenvolvimento dos papeis de gênero e a construção da identidade são socialmente elaboradas e assimiladas desde o nascimento, com base nas relações sociais que se estabelecem a partir dos primeiros meses de vida. Porém, é no início dos processos educativos que a criança começa a perceber as diferenças entre o feminino e o masculino. 

Ao pensar a criança e a produção da cultura infantil, encontrou-se na brincadeira uma das suas múltiplas formas de expressão, a forma que cada criança se manifesta culturalmente. No trabalho com crianças bem pequenas, percebe-se que, desde bem cedo, elas já demonstram preferências e comportamentos de acordo com normas e padrões estabelecidos pela sociedade.

Sendo assim, e levando-se em conta que esse trabalho está sendo desenvolvido com crianças de berçários I e II, optou-se por fazer, novamente, a brincadeira do baú do tesouro, desfile de chapéu e brincadeira de roda, lançando-se, desta vez, um olhar para a efetivação da proposta do PSE.

TEMA - Igualdade de Gênero.
LINGUAGENS – Linguagem da Expressão Corporal, Linguagens da Arte.
CONTEÚDOS -  Identificação de pessoas e objetos; Imitação de pessoas, animais, com ou sem objetos e movimentos com significados sociais.
OBJETIVO – Possibilitar a construção da ideia de identidade e igualdade de gênero através das brincadeiras. 

DESCRIÇÃO – Colocou-se, no centro da sala, sobre o tatame uma caixa contendo brinquedos variados como bonecas, carrinhos, bonequinhos de super-heróis, telefones e pianinhos da XUXA, incentivando meninos a brincar com bonecas como se fossem bebês, fazendo dormir, dando comidinha e também com outros brinquedos notadamente, de meninas. Fez-se o mesmo com as meninas, levando-as a brincar com carrinhos e bonequinhos de super-heróis, entre outros.  Num segundo momento, com todos, inclusive as educadoras, sentadas no chão, colocou-se, na cabecinha deles chapéus variados de homem e de mulher, enquanto conversávamos com eles falando “esse chapéu é do papai, esse é da mamãe”. Em outro momento, brincou-se de roda. Tentamos “a menina que está na roda”, mas como alguns ficavam jogando-se no chão mudamos para “roda cotia” porque os bebês parecem gostar mais dessa brincadeira. Em todos os    momentos, deixamos que brincassem um pouco sem qualquer intervenção, para perceber e avaliar as preferências de cada um.

MATERIAIS – Caixa com brinquedos variados, chapéus e câmera fotográfica, tatame.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário