CURSO SAÚDE NA ESCOLA - ARAUCÁRIA
2015
EDUCAÇÃO INFANTIL
MÓDULO 3- ATIVIDADE
Unidade Educacional: CMEI Santa Clata
Público alvo: Maternal 23 alunos.
Educadoras: Elaine Erzimger dos Reis, Gilmara Pikissius, Lucineia Ribeiro
Tema: Sexualidade e Relações de Gênero
Objetivo: Oportunizar momentos direcionados com brinquedos que culturalmente são associados aos gêneros.
Iniciamos uma roda de conversa utilizando uma
caixa surpresa contendo diversos brinquedos
que normalmente são usados em brincadeiras de faz de conta e que
possuem significados sociais. Esses
brinquedos utilizados representam objetos da realidade e que culturalmente a
sociedade impõe sendo brinquedo de menina e menino, exemplos: panelinhas, bola,
carrinho, ferramenta, boneca, bichos de pelúcia, etc.. Os brinquedos foram
retirados um a um da caixa e foi perguntado aos alunos sobre sua utilização.
Indagados pelas professoras que gênero poderia
brincar com cada tipo de brinquedo, as crianças responderam de acordo com sua
realidade cultural e familiar. Ao serem questionados coletivamente percebemos
que muitos ficaram na dúvida se podem ou não brincar com determinado objeto. Ao
se tratar de brinquedos diferenciados como masculino, os meninos já se
posicionavam e diziam que as meninas não brincavam com os mesmos. Ao serem
questionados individualmente percebemos que muitos disseram que brincavam com
todos os brinquedos destinados para meninas e como de meninos, mas logo citavam a família, dizendo que proibiam
que brincassem com determinado objeto,
exemplo, menina com ferramenta. No final da roda de conversa foi realizado um
apanhado geral onde percebemos que todos compreenderam que poderiam brincar com
tudo independente do sexo feminino ou masculino.
Ao finalizar a roda de conversa, a sala foi
dividida em dois cantos, um com ferramentas e carrinhos e outro com bonecas e
panelinhas. Inicialmente solicitamos que os meninos brincassem no canto das
bonecas e panelinhas e as meninas no de ferramentas e carrinhos. Foi possível
observar que no inicio ficaram deslocados e que não sabiam o que fazer e como
brincar, tentando muitas vezes passar os brinquedos para o grupo oposto, mas com o passar do tempo e principalmente com a
intervenção das professoras as crianças foram se soltando e se rendendo ao
mundo do faz de conta.
Após esse direcionamento as crianças puderam
brincar livremente tanto no canto das ferramentas como no das bonecas. Nesse
momento as meninas preferiram brincar com bonecas e os meninos com carrinhos e
ferramentas, foram poucos que continuaram brincando com o que estavam desde o
inicio. Assim concluímos que esse trabalho deve ser diário, pois está implícito
na forma de agirem a influência dos traços culturais que a sociedade impõe
sobre os gêneros feminino e masculino e o mais importante todos aprenderam a
saber dividir e a respeitar os gostos do seus amigos.
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