PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

sábado, 11 de abril de 2015

CURSO SAÚDE NA ESCOLA - ARAUCÁRIA 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL
MÓDULO 3- ATIVIDADE

Unidade Educacional: CMEI Santa Clata

Público alvo: Maternal 23 alunos.

Educadoras: Elaine Erzimger dos Reis, Gilmara Pikissius, Lucineia Ribeiro

Tema: Sexualidade e Relações de Gênero

Objetivo: Oportunizar momentos direcionados com brinquedos que culturalmente são associados aos gêneros. 

Iniciamos uma roda de conversa utilizando uma caixa surpresa contendo diversos brinquedos  que normalmente são usados em brincadeiras de faz de conta e que possuem  significados sociais. Esses brinquedos utilizados representam objetos da realidade e que culturalmente a sociedade impõe sendo brinquedo de menina e menino, exemplos: panelinhas, bola, carrinho, ferramenta, boneca, bichos de pelúcia, etc.. Os brinquedos foram retirados um a um da caixa e foi perguntado aos alunos sobre sua utilização. Indagados pelas professoras  que gênero poderia brincar com cada tipo de brinquedo, as crianças responderam de acordo com sua realidade cultural e familiar. Ao serem questionados coletivamente percebemos que muitos ficaram na dúvida se podem ou não brincar com determinado objeto. Ao se tratar de brinquedos diferenciados como masculino, os meninos já se posicionavam e diziam que as meninas não brincavam com os mesmos. Ao serem questionados individualmente percebemos que muitos disseram que brincavam com todos os brinquedos destinados para meninas e como de meninos, mas logo  citavam a família, dizendo que proibiam que  brincassem com determinado objeto, exemplo, menina com ferramenta. No final da roda de conversa foi realizado um apanhado geral onde percebemos que todos compreenderam que poderiam brincar com tudo independente do sexo feminino ou masculino.









Ao finalizar a roda de conversa, a sala foi dividida em dois cantos, um com ferramentas e carrinhos e outro com bonecas e panelinhas. Inicialmente solicitamos que os meninos brincassem no canto das bonecas e panelinhas e as meninas no de ferramentas e carrinhos. Foi possível observar que no inicio ficaram deslocados e que não sabiam o que fazer e como brincar, tentando muitas vezes passar os brinquedos para o grupo oposto, mas  com o passar do tempo e principalmente com a intervenção das professoras as crianças foram se soltando e se rendendo ao mundo do faz de conta.

Após esse direcionamento as crianças puderam brincar livremente tanto no canto das ferramentas como no das bonecas. Nesse momento as meninas preferiram brincar com bonecas e os meninos com carrinhos e ferramentas, foram poucos que continuaram brincando com o que estavam desde o inicio. Assim concluímos que esse trabalho deve ser diário, pois está implícito na forma de agirem a influência dos traços culturais que a sociedade impõe sobre os gêneros feminino e masculino e o mais importante todos aprenderam a saber dividir e a respeitar os gostos do seus amigos.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário