PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

ESCOLA MARCELINO LUIZ DE ANDRADE
PROFESSORA CLARICE FOSTER
ALUNOS DOS 8º A, B e C

MODULO III - 2ª ETAPA

SEXUALIDADE E AS TRANSFORMAÇÕES BIOLÓGICAS, PSÍQUICAS E SOCIAIS

OBJETIVO: dialogar com seus pares (gênero) e desenhar o seu Sistema Genital, estabelecendo a localização no corpo, identificando e aferindo as funções.

Metodologia

Na roda de conversa após o vídeo "Era uma vez uma outra Maria", os alunos identificaram as etapas do ciclo de vida. Os alunos perceberam as mudanças biológicas, psicológicas e as relações sociais que eram estabelecidas, nas diferentes fases que Maria vivenciava. 
Os alunos em duas aulas puderam conversar, rir, perguntar e serem questionados sobre as próprias perguntas e como tarefa desenhar o seu Sistema Genital. Algumas vezes eu intervia, pois assim levá-os a refletir sobre o seu próprio desenho. Órgãos desenhados mas sem conexões.
Exemplo 1. uma equipe desenhou o útero e não a vagina, quando questionei "onde fica o bebê e como ocorre o parto natural?, logo perceberam que precisavam re-organizar.  
Exemplo 2: os meninos desenharam os testículos e não os ductos deferentes e ao serem questionados perceberam que tinha que ter um órgão que fizesse o transporte dos espermatozoides para o pênis.
As equipes de meninas, a maioria, desenhou ovários, útero e vagina. Pouquíssimas lembraram de desenhar a vulva (pudendo feminino), me arguindo de como desenhar, pois desenhar no contorno do corpo estava difícil, então sugeri que desenhassem ao lado.
Os meninos desenharam a bexiga, o pênis e os testículos, alguns o saco escrotal. Nenhuma equipe lembrou de próstata, epidídimo e ducto deferente apenas desenharam sem identificar.





 Conclusão: O trabalho apenas começou, pois a partir deste levantamento é que elaborei o meu plano de trabalho referente ao assunto, que é do 8º Ano. Assim, o trabalho que venho realizando no PSE está somando com os assuntos que devo abordar em sala e os materiais disponibilizados é mais uma ferramenta no processo educacional. Estamos elaborando uma cartilha que será disponibilizada aos alunos da Escola, cada um fazendo a sua e depois vamos expor em "varal" para que o aluno que sentir-se atraído pelo assunto pegue-a e leve para a sua casa, ou mesmo no espaço da escola faça a leitura. Não tenho fotos desta etapa do trabalho, pois apenas comecei nesta semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário