PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

domingo, 12 de abril de 2015

MÓDULO III – SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO


MÓDULO III – SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO
ATIVIDADE 2

PROFISSIONAL: LORENA KAVA DE ALMEIDA

TURMA: BERÇÁRIO II

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 11 PARTICIPANTES


CONTEÚDOS: IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, LINGUAGEM DA ARTE.


OBJETIVO: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, DESMITIFICANDO ESTERIÓTIPO DE APENAS MENINOS BRINCAM DE BOLA E MENINAS DE BONECA.
AS BRINCADEIRAS AO OPORTUNIZEM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SÃO PROCESSO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UM MENINO AO BRINCAR COM BONECA NÃO SE TORNA DO GÊNERO FEMININO ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO E NA INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS CRIA MOMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PERSONALIDADE QUE FUTURAMENTE SERÁ UM BOM PAI, CONSEQUENTEMENTE UMA MENINA AO BRINCAR DE CARRINHO PODE SE TORNA UM BOA MOTORISTA. 


MATERIAL: VÍDEO, LIVRO, BONECAS ,BOLAS E JOGO DA MEMORIA.


DESCRIÇÃO:
1ª ETAPA: PRIMEIRAMENTE FOI APRESENTADO O VÍDEO PORPOSTO “TURMA DA MÔNICA – MENINOS E MENINAS ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA ONDE ALUNOS IDENTIFICARAM NOS COLEGAS DE SALA QUEM É MENINO E MENINA.


2 ª ETAPA: FOI REALIZADO A LEITURA DO LIVRO: FACA SEM PONTA, GALINHA SEM PÉ – RUTH ROCHA COM A IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS E IDENTIFICAÇÃO DOS GÊNEROS.

3 ª ETAPA: TODOS  OS ALUNOS RECEBERAM BONECAS ONDE FOI OBSERVADO A REAÇÃO INCENTIVANDO OS ALUNOS BRINCAR COM AS BONECAS COMO SE FOSSEM BEBES SENDO QUESTIONADOS O QUE DEVERIA SER FEITO TEVE-SE COMO RESPOSTAS: CUIDAR, NINAR, “DAR PAPA” ,ONDE  TANTO AS MENINAS COMO OS MENINOS TIVERAM A HABILIDADE DE CUIDAR E BRINCAR SEM CARATERIZAR APENAS BRINCADEIRA PARA AS MENINAS.

4 ª ETAPA: FOI PROPOSTA A BRINCADEIRA COM A BOLA , TANTO AS MENINAS COMO OS MENINOS TIVERAM DOMÍNIO DA BOLA EM ATITUDES COMO PEGAR, CHUTAR, SEM TER O PRECONCEITO DE QUE O ATO DE JOGAR BOLA RETINGE APENAS ATITUDES MASCULINAS.


5 ª ETAPA: FOI REALIZADO UM JOGO DA MEMORIA ATRAVÉS DO QUAL A IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO MASCULINO E FEMININO ATRAVÉS DOS ANIMAIS.


CONCLUSÃO: É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O TRABALHO COM GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ETAPA FUNDAMENTAL DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS OPORTUNIZANDO MOMENTO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E A IGUALDADE DE GÊNERO.













Nenhum comentário:

Postar um comentário