MÓDULO III – SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO
ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 2
PROFISSIONAL: LORENA KAVA DE ALMEIDA
TURMA: BERÇÁRIO II
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 11 PARTICIPANTES
CONTEÚDOS: IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, LINGUAGEM DA ARTE.
OBJETIVO: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, DESMITIFICANDO ESTERIÓTIPO DE APENAS MENINOS BRINCAM DE BOLA E MENINAS DE BONECA.
AS BRINCADEIRAS AO OPORTUNIZEM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SÃO PROCESSO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UM MENINO AO BRINCAR COM BONECA NÃO SE TORNA DO GÊNERO FEMININO ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO E NA INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS CRIA MOMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PERSONALIDADE QUE FUTURAMENTE SERÁ UM BOM PAI, CONSEQUENTEMENTE UMA MENINA AO BRINCAR DE CARRINHO PODE SE TORNA UM BOA MOTORISTA.
MATERIAL:
VÍDEO, LIVRO, BONECAS ,BOLAS E JOGO DA MEMORIA.
DESCRIÇÃO:
1ª ETAPA: PRIMEIRAMENTE FOI APRESENTADO O VÍDEO PORPOSTO “TURMA DA MÔNICA – MENINOS E MENINAS ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA ONDE ALUNOS IDENTIFICARAM NOS COLEGAS DE SALA QUEM É MENINO E MENINA.
2 ª ETAPA: FOI REALIZADO A LEITURA DO LIVRO: FACA SEM PONTA, GALINHA SEM PÉ – RUTH ROCHA COM A IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS E IDENTIFICAÇÃO DOS GÊNEROS.
3 ª ETAPA: TODOS OS ALUNOS RECEBERAM BONECAS ONDE FOI OBSERVADO A REAÇÃO INCENTIVANDO OS ALUNOS BRINCAR COM AS BONECAS COMO SE FOSSEM BEBES SENDO QUESTIONADOS O QUE DEVERIA SER FEITO TEVE-SE COMO RESPOSTAS: CUIDAR, NINAR, “DAR PAPA” ,ONDE TANTO AS MENINAS COMO OS MENINOS TIVERAM A HABILIDADE DE CUIDAR E BRINCAR SEM CARATERIZAR APENAS BRINCADEIRA PARA AS MENINAS.
4 ª ETAPA: FOI PROPOSTA A BRINCADEIRA COM A BOLA , TANTO AS MENINAS COMO OS MENINOS TIVERAM DOMÍNIO DA BOLA EM ATITUDES COMO PEGAR, CHUTAR, SEM TER O PRECONCEITO DE QUE O ATO DE JOGAR BOLA RETINGE APENAS ATITUDES MASCULINAS.
5 ª ETAPA: FOI REALIZADO UM JOGO DA MEMORIA ATRAVÉS DO QUAL A IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO MASCULINO E FEMININO ATRAVÉS DOS ANIMAIS.
CONCLUSÃO: É
DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O TRABALHO COM GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ETAPA
FUNDAMENTAL DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS OPORTUNIZANDO MOMENTO
DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E A IGUALDADE DE GÊNERO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário