MÓDULO II
UNIDADE EDUCACIONAL : Escola Municipal Nadir Nepomuceno
NOME DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO : Letania Kolecza
TURMA/DISCIPLINA: Turmas do primeiro ao quarto ano do turno da tarde.
NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS : 250 alunos
TEMA:Promoção da alimentação saudável .
NOME DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO : Letania Kolecza
TURMA/DISCIPLINA: Turmas do primeiro ao quarto ano do turno da tarde.
NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS : 250 alunos
TEMA:Promoção da alimentação saudável .
OBJETIVO: Relacionar a alimentação com a saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Estabelecer com os pais um diálogo sobre a importância da hidratação (garrafinha de água);
Compreender que a incorporação de bons hábitos de alimentação no lanche na escola refletem na saúde das crianças.
Estabelecer um contrato comum do objetivo da escola e das famílias acerca da saúde doa alunos.
JUSTIFICATIVA : As famílias ainda não estabelecem a relação entre o que se come e o efeito na saúde, acreditando que por serem crianças, os alunos não terão nenhum prejuízo em comerem como "crianças".
ATIVIDADES REALIZADAS:
Reuniões com os professores para elaboração das pautas de reunião com os pais onde o tema alimentação e hidratação estaria inserido;
Discussão com os professores sobre a importância de definirmos a água como líquido para as garrafinhas e alimentação saudável para aqueles que optarem por trazer de casa;
Agendamento com todos os pais da escola, separados por anos de escolarização;
Reunião com pais e discussão sobre o tema.
CULMINÂNCIA :
As reuniões foram altamente produtivas e houve quem defendesse que seria necessário proibir os alunos de trazerem alimentos para a escola, aos que as pedagogas informaram que para uma gestão democrática, seria possível dentro de uma assembleia de pais, através de discussão e votação.
Os pais não só participaram das discussões como colaboraram quando aprofundamos citando a existência de alunos com problemas de intolerância à lactose, glúten e também diabetes entre os alunos, compreendendo que poderia ser o filho deles, excluído de um lanche num ambiente que se entende ser coletivo.
Para abranger todos na escola, foi elaborado um bilhete com os temas trabalhados na reunião e debatido com os alunos, posteriormente enviado inclusive aos pais que não se fizeram presentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Estabelecer com os pais um diálogo sobre a importância da hidratação (garrafinha de água);
Compreender que a incorporação de bons hábitos de alimentação no lanche na escola refletem na saúde das crianças.
Estabelecer um contrato comum do objetivo da escola e das famílias acerca da saúde doa alunos.
JUSTIFICATIVA : As famílias ainda não estabelecem a relação entre o que se come e o efeito na saúde, acreditando que por serem crianças, os alunos não terão nenhum prejuízo em comerem como "crianças".
ATIVIDADES REALIZADAS:
Reuniões com os professores para elaboração das pautas de reunião com os pais onde o tema alimentação e hidratação estaria inserido;
Discussão com os professores sobre a importância de definirmos a água como líquido para as garrafinhas e alimentação saudável para aqueles que optarem por trazer de casa;
Agendamento com todos os pais da escola, separados por anos de escolarização;
Reunião com pais e discussão sobre o tema.
CULMINÂNCIA :
As reuniões foram altamente produtivas e houve quem defendesse que seria necessário proibir os alunos de trazerem alimentos para a escola, aos que as pedagogas informaram que para uma gestão democrática, seria possível dentro de uma assembleia de pais, através de discussão e votação.
Os pais não só participaram das discussões como colaboraram quando aprofundamos citando a existência de alunos com problemas de intolerância à lactose, glúten e também diabetes entre os alunos, compreendendo que poderia ser o filho deles, excluído de um lanche num ambiente que se entende ser coletivo.
Para abranger todos na escola, foi elaborado um bilhete com os temas trabalhados na reunião e debatido com os alunos, posteriormente enviado inclusive aos pais que não se fizeram presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário