PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

ESCOLA, PAIS E ALUNOS EM PROL DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

MÓDULO II

UNIDADE EDUCACIONAL : Escola Municipal Nadir Nepomuceno 
NOME DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO : Letania Kolecza 
TURMA/DISCIPLINA:  Turmas do primeiro ao quarto ano do turno da tarde. 
NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS :  250 alunos 
TEMA:Promoção da alimentação saudável .
OBJETIVO: Relacionar a alimentação com a  saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Estabelecer com os pais um diálogo sobre a  importância da hidratação (garrafinha de água);
Compreender  que  a incorporação de bons hábitos de alimentação no lanche na escola refletem na saúde das crianças. 
Estabelecer um contrato comum do objetivo da escola e das famílias acerca da saúde doa alunos. 
JUSTIFICATIVA : As famílias ainda não estabelecem a  relação entre o que se come e o efeito na saúde, acreditando que por serem crianças, os alunos não terão nenhum prejuízo em comerem como "crianças".
ATIVIDADES REALIZADAS:
Reuniões  com os professores para elaboração das pautas de reunião com os pais onde o tema alimentação e hidratação estaria inserido;
Discussão com os  professores sobre a importância de definirmos a água como líquido para as  garrafinhas e  alimentação saudável para aqueles que optarem por trazer de casa; 
Agendamento com todos os pais da escola, separados por anos de escolarização;
Reunião com pais  e discussão sobre o tema. 
CULMINÂNCIA :
As  reuniões  foram altamente produtivas e  houve quem defendesse que seria necessário proibir  os alunos de trazerem alimentos para a escola, aos que as pedagogas informaram que para uma gestão democrática, seria possível dentro de uma assembleia de pais, através de discussão e  votação. 
Os pais não só participaram das discussões como colaboraram quando aprofundamos  citando a existência de alunos com problemas de intolerância à lactose, glúten  e  também diabetes entre os alunos, compreendendo que poderia ser o filho deles, excluído de  um lanche num ambiente que se entende ser coletivo. 
Para abranger  todos  na escola, foi elaborado um bilhete com os temas trabalhados na reunião e debatido com  os alunos, posteriormente enviado inclusive aos  pais que não se fizeram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário