PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CMEI Centro - Sexualidade e Relações de Gênero


 Dos 0 a 2 anos - Nesta fase a sexualidade é vivida e desenvolve-se:
- Na relação com as sensações corporais;
- E em interação com as figuras de apego.
Seu desenvolvimento começa com o contato físico quando os bebês são segurados e acariciados.
Fase Oral - que vai dos primeiros meses a 1 ano de idade, a criança concentra seu prazer na região bucal. E a hora da mamada é um momento de alimentação e prazer.
A higiene íntima também pode proporcionar sensações agradáveis. Para Melaine Klein, discípula de Freud, a sexualidade infantil desenvolve-se desde quando mãe e bebê se tocam, despertando prazeres mútuos. Este período é único e delicado, e possíveis problemas podem trazer futuras complicações no comportamento sexual da criança. (Sigmund Freud).
Na fase oral de 0 a 1 ano a região do corpo com maior prazer na criança é a boca, onde entra em contato com o mundo. É por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê. 

BERÇÁRIO I







 PRÉ I e PRÉ II
ATIVIDADE CAIXA DE NOVIDADES
Dos 2 aos 6 anos: A vivência de papéis do gênero. Os jogos sexuais: brincadeiras “de médico” onde trocam experiências com outras crianças. As crianças participaram da atividade com uma caixa contendo peças de roupas que não são mais usadas, óculos, gravatas, perucas. Faz de conta / dramatização. Depois de fantasiados fizeram poses para fotos e dançaram. Todos participaram com muito entusiasmo.
 






 PRÉ I e PRÉ II
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo maior controle sobre o seu corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de integração com o mundo. 
Ao movimentarem-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. Esta deve ser a ênfase dada ao trabalho de desenvolvimento de competências motoras na Educação Infantil.



 
Música: Meu Corpinho - Eu tenho uma cabeça, que tem cabelo em cima. Com olhos que abrem e fecham, com boca e nariz, ouvidos e um pescoço que vira pra lá e pra cá, e um tronco bonitinho que sabe rebolar. Dois braços e as mãozinhas, que pegam o que quero, e duas pernas fortes, dois pés eu sei chutar. Meu corpo é tão bonito. Cabeça, tronco e membro, com ele posso tudo, correr, pular e dançar. 
 
PRÉ I e PRÉ II
ATIVIDADE BANHO NA BONECA
As crianças participaram de uma atividade dando banho na boneca. O grupo participava lembrando quais partes do corpo que deveriam ser lavadas. Foi utilizado, sabonete, água, uma fralda de tecido para secar, colocado fralda descartável e a roupinha na boneca.
Foi muito divertido!
Finalizamos nossa atividade do projeto “Saúde na Escola”, o qual levou as crianças a conhecerem não só as partes do corpo, mas principalmente  conhecerem suas características físicas, que  as tornam  únicas, maravilhosas e especiais!
Confiram as fotos desse momento tão gostoso.









Educadoras:

- Adriana F. da Silva

- Ana Célia Bezerra Feijó Súrdi

- Vera Lúcia Dranka


CMEI CENTRO

TURMAS: Berçário I, Pré I e Pré II

Foram no total 30 crianças que participaram das atividades.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário