Programa Saúde na
Escola
Unidade
Educacional: Escola Rural Municipal Edvino Nowak
Participantes:
Professora Rosimari Reinaldin
Pedagoga Rosilene Lago
Turma:
Pré II
Nº
de alunos: 14
TEMA: Igualdade de
Gênero
Objetivo: Desenvolver através
de brincadeiras a ideia de igualdade de gênero.
Encaminhamentos
metodológicos:
1ª etapa
·
Roda de conversa com a caixa de surpresa, contendo
vários brinquedos.
·
Cada um escolherá o seu brinquedo e falará porque
escolheu.
·
Após identificaremos se existe brinquedo somente de
menina e brinquedo somente de menino, aqui destacaremos que essa diferença não
existe, ambos podem escolher e brincar com a quilo que mais gostam e como
representação social através da brincadeira, questionaremos por exemplo, como o
menino brinca com a boneca? E a menina pode utilizar o carrinho na brincadeira
para fazer o quê?
·
Depois de desenvolvidos os questionamentos e
demostração de que ambos podem brincar com tudo o que há na caixa surpresa, é
hora de brincar.
2ª etapa
·
Levar as crianças ao pátio e perguntar se conhecem
a brincadeira de esconde-esconde, após com o auxílio das crianças ir
perguntando e explicando como brincaremos, verificar quem se prontifica em
realizar a contagem, orientá-los em quais espaços podem se esconder e como e onde
bater quem conseguiu encontrar ou quem conseguiu despistar.
·
Desenvolver brincadeiras de roda, tais como: roda
cotia, atirei o pau no gato e o barquinho virou.
·
Brincar de soltar bolinhas de sabão, primeiramente
de forma orientada, indicar os que soltam e os que estouram, depois inverter.
Para encerrar as brincadeiras com bolinhas de sabão, deixá-los brincar.
3ª etapa
·
Perguntar sobre as brincadeiras que foram
realizadas no pátio.
Mostrar as obras de Ivan Cruz e verificar se conseguem identificar cada uma.
Perguntar a que mais gostaram de brincar, pintar as mãozinhas com tinta guache e carimbá-las no cartaz.
Ao final comparar qual foi a brincadeira que mais gostaram e expor o trabalho que realizaram.
Mostrar as obras de Ivan Cruz e verificar se conseguem identificar cada uma.
Perguntar a que mais gostaram de brincar, pintar as mãozinhas com tinta guache e carimbá-las no cartaz.
Ao final comparar qual foi a brincadeira que mais gostaram e expor o trabalho que realizaram.
Materiais necessários:
·
Caixa surpresa;
·
Brinquedos diversos;
·
Cartolinas;
·
Guache;
·
Bolinhas de sabão.
Critérios de Avaliação
·
Compreende que não existe diferença entre menino e menina para brincar;
·
Participa e interage com todos os colegas, independente do sexo;
Nenhum comentário:
Postar um comentário