PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Módulo III - Rosimari Reinaldin e Rosilene Lago - Escola R. M. Edvino Nowak - Pré II

Programa Saúde na Escola

Unidade Educacional: Escola Rural Municipal Edvino Nowak
Participantes: Professora Rosimari Reinaldin
                        Pedagoga Rosilene Lago
Turma: Pré II
Nº de alunos: 14

TEMA: Igualdade de Gênero

Objetivo: Desenvolver através de brincadeiras a ideia de igualdade de gênero.

Encaminhamentos metodológicos:

1ª etapa
·         Roda de conversa com a caixa de surpresa, contendo vários brinquedos.
·         Cada um escolherá o seu brinquedo e falará porque escolheu.
·         Após identificaremos se existe brinquedo somente de menina e brinquedo somente de menino, aqui destacaremos que essa diferença não existe, ambos podem escolher e brincar com a quilo que mais gostam e como representação social através da brincadeira, questionaremos por exemplo, como o menino brinca com a boneca? E a menina pode utilizar o carrinho na brincadeira para fazer o quê?
·         Depois de desenvolvidos os questionamentos e demostração de que ambos podem brincar com tudo o que há na caixa surpresa, é hora de brincar.




2ª etapa
·         Levar as crianças ao pátio e perguntar se conhecem a brincadeira de esconde-esconde, após com o auxílio das crianças ir perguntando e explicando como brincaremos, verificar quem se prontifica em realizar a contagem, orientá-los em quais espaços podem se esconder e como e onde bater quem conseguiu encontrar ou quem conseguiu despistar.
·         Desenvolver brincadeiras de roda, tais como: roda cotia, atirei o pau no gato e o barquinho virou.
·         Brincar de soltar bolinhas de sabão, primeiramente de forma orientada, indicar os que soltam e os que estouram, depois inverter. Para encerrar as brincadeiras com bolinhas de sabão, deixá-los brincar.






3ª etapa
·         Perguntar sobre as brincadeiras que foram realizadas no pátio.
 Mostrar as obras de Ivan Cruz e verificar se conseguem identificar cada uma.
Perguntar a que mais gostaram de brincar, pintar as mãozinhas com tinta guache e carimbá-las no cartaz.
Ao final comparar qual foi a brincadeira que mais gostaram e expor o trabalho que realizaram.





Materiais necessários:
·         Caixa surpresa;
·         Brinquedos diversos;
·         Cartolinas;
·         Guache;
·         Bolinhas de sabão.

Critérios de Avaliação
·         Compreende que não existe diferença entre menino e menina para brincar;
·         Participa e interage com todos os colegas, independente do sexo;


Nenhum comentário:

Postar um comentário