PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2015


PROJETO SAUDE NA ESCOLA – PSE – 2015

MÓDULO 3

ATENDENTES:

ADRIANA RODAKOSKI, MARLI INES DA COSTA E CRISTIENE PURGER DOS SANTOS.

TEMA:  Relações de gênero

Público alvo:
Turmas de Berçário I, Maternal e Pré II.

Objetivos:
·       Identificar os gêneros;
·       Fortalecer o respeito quanto à diversidade de gênero;
·       Valorização de si e demais colegas;
Desenvolvimento:

1º momento – Assistir junto á turma o vídeo indicado da Turma da Monica “Meninos e Meninas”. Logo após, através de conversas, instigar os alunos a falarem sobre as diferenças físicas existentes entre meninos e meninas. Perguntar e procurar desmistificar algumas supostas preferências direcionadas ao gênero, desde roupas, cores, brincadeiras, profissões, comportamentos, entre outros que possam surgir;

2º momento – Dividir a turma em duas equipes e pedir que contornem no papel bobina o corpo de um dos integrantes de cada equipe. (O grupo das meninas contornam uma menina e o grupo dos meninos contornam um menino). Após ambas as equipes terem contornado, questionar se existem diferenças nesse contorno entre um e outro. Tiradas as conclusões, trocar os contornos e pedir que finalizem os desenhos com os detalhes (roupas, cabelos, olhos, etc). Desta forma a equipe das meninas confeccionará uma menina no contorno feito pelos meninos e vice e versa. Após finalizado, levar o grupo a observar se tem como perceber as diferenças e expor a atividade;

3º momento – Proporcionar as turmas momentos de brincadeiras com brinquedos diversos, como: bonecas, panelinhas, carrinhos, bolas, ferramentas entre outros e observar o comportamento dentro do grupo, enfatizando sobre as preferências igualitárias de gêneros.

4º momento – Finalizar com a leitura e dramatização do livro indicado no site, como slides “Faca sem ponta, galinha sem pé – Ruth Rocha (1998)”

Materiais:
·       Vídeo Turma da Monica – Meninos e meninas;
·       Data show;
·       Netbook;
·       Papel bobina;
·       Canetões, tinta guache, lã, pincel;
·       Slides: livro “Faca sem ponta, galinha sem pé – Ruth Rocha (1998);
·       Brinquedos diversos.

Observação:
A observação e avaliação do resultado será efetuado durante todo o decorrer do projeto por meio de observação e registros feitos pelas professoras/atendentes, pelos questionamentos na roda de conversa e pelos hábitos a serem adquiridos no dia a dia. 

REGISTROS/IMAGENS



 













  • MATERNAL






  • BERÇÁRIO I










Nenhum comentário:

Postar um comentário