PROJETO SAUDE NA
ESCOLA – PSE – 2015
MÓDULO 3
ATENDENTES:
ADRIANA RODAKOSKI, MARLI INES DA COSTA E CRISTIENE PURGER DOS
SANTOS.
TEMA: Relações de gênero
Público alvo:
Turmas de Berçário I, Maternal e Pré II.
Objetivos:
·
Identificar
os gêneros;
·
Fortalecer o respeito quanto à diversidade de
gênero;
·
Valorização de si e demais colegas;
Desenvolvimento:
1º momento – Assistir junto á turma o vídeo indicado da Turma
da Monica “Meninos e Meninas”. Logo após, através de conversas, instigar os alunos
a falarem sobre as diferenças físicas existentes entre meninos e meninas.
Perguntar e procurar desmistificar algumas supostas preferências direcionadas
ao gênero, desde roupas, cores, brincadeiras, profissões, comportamentos, entre
outros que possam surgir;
2º momento – Dividir a turma em duas equipes e pedir que
contornem no papel bobina o corpo de um dos integrantes de cada equipe. (O
grupo das meninas contornam uma menina e o grupo dos meninos contornam um
menino). Após ambas as equipes terem contornado, questionar se existem
diferenças nesse contorno entre um e outro. Tiradas as conclusões, trocar os
contornos e pedir que finalizem os desenhos com os detalhes (roupas, cabelos,
olhos, etc). Desta forma a equipe das meninas confeccionará uma menina no
contorno feito pelos meninos e vice e versa. Após finalizado, levar o grupo a
observar se tem como perceber as diferenças e expor a atividade;
3º momento – Proporcionar as turmas momentos de brincadeiras
com brinquedos diversos, como: bonecas, panelinhas, carrinhos, bolas, ferramentas
entre outros e observar o comportamento dentro do grupo, enfatizando sobre as preferências
igualitárias de gêneros.
4º momento – Finalizar com a leitura e dramatização do livro
indicado no site, como slides “Faca sem ponta, galinha sem pé – Ruth Rocha
(1998)”
Materiais:
·
Vídeo
Turma da Monica – Meninos e meninas;
·
Data
show;
·
Netbook;
·
Papel
bobina;
·
Canetões,
tinta guache, lã, pincel;
·
Slides:
livro “Faca sem ponta, galinha sem pé – Ruth Rocha (1998);
·
Brinquedos
diversos.
Observação:
A
observação e avaliação do resultado será efetuado durante todo o decorrer do
projeto por meio de observação e registros feitos pelas professoras/atendentes,
pelos questionamentos na roda de conversa e pelos hábitos a serem adquiridos no
dia a dia.
REGISTROS/IMAGENS
- MATERNAL
- BERÇÁRIO I
Nenhum comentário:
Postar um comentário