PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

Curso Saúde na Escola Araucária 2015 Educação Infantil Módulo 4 Unidade Educacional: CMEI Jardim do Conhecimento Público Alvo: Pré I ½ período: 12 alunos Professora: Claudia Jankowski Tema: Explorando Tintas, Texturas e Melecas

Curso Saúde na Escola
Araucária 2015
Educação Infantil
Módulo 4

Unidade Educacional: CMEI Jardim do Conhecimento
Público Alvo: Pré I ½ período: 12 alunos
Professora: Claudia Jankowski
Tema: Explorando Tintas, Texturas e Melecas
Objetivo Geral: Oportunizar o contato tátil de forma prazerosa e divertida de elementos melequentos, coloridos e arredondados.
Desenvolvimento:
            Primeiramente foram apresentados os elementos às crinças:
            1º trigo - Questionado se conheciam, sabiam o nome, para que serve, seu cheiro e formato.
            2º Sagu - Questionado se conheciam, sabiam o nome, para que serve, seu cheiro e formato.
            3º Água - Questionado se conheciam, sabiam o nome, para que serve, seu cheiro e formato.
            4º Tinta guache - Questionado se conheciam, sabiam o nome, para que serve, seu cheiro e formato.
            Após foi explicado que seria feito uma meleca com esse elementos misturados com palito de sorvete em um copo descartável.
            Então, todos os alunos vestiram com o auxilio da professora seus aventais e foram com papel toalha as mesas.
            Cada criança recebeu um copo descartável e um palito de sorvete e então, a professora colocou trigo nos copos e os alunos começaram a misturar com seus palitinhos e sentir a textura da farinha e o cheiro.
            Em seguida, a professora colocou água nos copos das crianças e elas se surpreenderam com a liga que formou. Acharam nojento e agradável ao mesmo tempo.
            Cada um escolheu uma cor de tinta para misturar a sua meleca e por final, as crianças pegaram com suas mãozinhas, bolinhas de sagu de bandejas e acrescentaram a sua meleca.
            Então, a professora colocou cartolinas nas mesas, sendo uma por mesa e sugeriu que utilizassem a meleca para realizar uma arte em equipe.
            A principio, as crianças utilizaram o palito para tirar a meleca do copo, porem, logo suas mãos estavam empenhadas em realizar movimentos e desenhos no espeço da cartolina. Para eles, foi uma experiência agradável, na qual, partilhavam com a professora e colegas as sensações e descobertas, principalmente da mistura de cores.
            Quando os pais vieram busca-los todos queriam mostrar o que tinham feito e relatar como o fizeram.

            Gostei muito de realizar esta atividade pela satisfação das crianças em descobrir sensações e cores. Pretendo repeti-la, inovando com outros elementos.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário