CURSO SAÚDE NA
ESCOLA – ARAUCÁRIA 2015
ATIVIDADE 6
TEMA:
Prevenção das violências (Cultura da Paz, Direitos Humanos);
OBJETIVO:
Favorecer a participação, interação, socialização e a vivência das
crianças em atividades pedagógicas direcionadas e livres, porém,
supervisionadas em diferentes momentos do dia-a-dia, bem como realizar um
trabalho com danças circulares com o intuito de valorizar atitudes de não
violência, de amor, respeito, cooperação, amizade, de modo que seja possível
reconhecer os direitos humanos e propiciar a paz de todos e de cada um enquanto
criança.
DESCRIÇÃO:
- Fazer uma roda de conversa com as crianças e falar a
respeito da paz, o que significa, como fazermos para mantê-la, quem tem
direito, o que é direito, para que ele serve, etc;
- Fazer a leitura do livro: “ O livro da Paz”, do autor Tood
Parr, editora GAILIVRO, onde é feito uma representação de atitudes positivas
que favoreçam a paz. Pedir para as crianças realizarem o registro pictórico de
uma atitude positiva, construir um cartaz e anexar os desenhos os desenhos da
turma;
- Em outro momento ouvir a música: “A paz”, de Thelma Chan,
conversar a respeito de alguns símbolos, imagens, desenhos e objetos que
lembram a paz;
- Com tinta branca (a base de água) fazer o carimbo das
mãozinhas sobre o papel kraft formando uma pombinha;
- Dramatizar a música: “Pombinha Branca”, criando gestos a
partir do repertório das próprias crianças;
- Em outro momento construir um cartaz com o nome de cada
criança da turma, deixar que as crianças enfeitem seu nome, colorindo-o, colar
no papel kraft e confeccionar um cartaz;
- Conversar a respeito da nacionalidade que todos têm em
comum, por terem nascido no mesmo país;
- Fazer a audição da música: “Gente tem Sobrenome”, de Chico
Buarque e conversar a respeito de todas as coisas terem nome e que é direito de
cada pessoa ter nome e sobrenome, bem como ter uma casa para morar, uma
família, saúde, alimentação e lazer;
- Relembrar os direitos em cada momento da rotina presente no
dia-a-dia as crianças no CMEI;
- Reunir todas as crianças no pátio do CMEI e propor que
participem algumas danças circulares, onde a letra fala do cuidado de si, do
outro e promover a paz através do abraço, valorizando a autoestima, o amor,
respeito e a amizade.
- Realizar conversação a respeito das emoções e sensações em
todas as situações que ocorrem na sala esclarecendo, nomeando, para a constante
significação da criança durante todo o ano.
MATERIAL:
- Recursos
audiovisuais: rádio (músicas) e televisão (imagens “O Livro da Paz”).
- Brinquedos
variados: tecidos, bolas, bichinhos de pelúcia, etc;
- Material
de expediente e pedagógico: revistas, papéis variados, cola, tesoura, tinta,
pincel, etc.;
- Espelho;
TURMAS DE PRÉS I E II
98 CRIANÇAS ENVOLVIDAS
FERNANDA MOREIRA MENDES
LEANDRA CRISTINE MENDES BAMPI
MARIA LUIZA SIMBORSKI DE LIMA
RENATA DE OLIVEIRA BRIZOLA
ROSANGELA DO ROSARIO DOS SANTOS PIRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário