PROFISSIONAIS ENVOLVIDAS – Leani Winki Tecchio, Maria Inês Opaloski Wolski, Maria Verginia Godoi, Tatiane Gomes Ribeiro Carneiro, com a colaboração das profissionais do BII Vanessa Regina Leal, Elaine Casturina da Silva, todas Educadoras do
CMEI
TUPI – Campina da Barra
BERCÁRIOS
I A, I B e II
NÚMERO
DE CRIANÇAS ENVOLVIDAS: 31
Prevenção das
violências, cultura da Paz
No mundo de hoje somos, de certa forma, obrigados
ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de
violência que acabam entrando em nossos lares transbordando através dos meios
de comunicação de massa, principalmente a televisão e a internet ou até mesmo
presenciando cenas da prática efetiva de violência em nossas ruas, em nossas
casas envolvendo, direta ou indiretamente, pessoas do nosso convívio na
comunidade.
Violência esta que afeta, diretamente, o
desenvolvimento das nossas crianças que, muitas vezes, também são vítimas da
violência infantil dentro e fora de instituições de educação infantil. Instituições
estas, responsáveis pelo desenvolvimento infantil em todos os seus
aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, para garantir às elas um crescimento
e desenvolvimento saudáveis, numa atmosfera de paz e da não-violência.
Sendo assim, através de diferentes atividades
lúdicas, buscou-se suscitar nas crianças e em suas famílias, a reflexão e
sensibilização sobre situações de violência por eles vivenciadas na comunidade
e no mundo, resgatando o potencial de viver juntos a partir de uma educação
para a paz, visando a melhoria da qualidade de vida num exercício de
convivência comunitária e solidária.
TEMA: Não Violência
LINGUAGENS: Linguagem Oral, Leitura e Escrita;
Linguagens da Arte.
CONTEÚDOS: Comunicação por gestos, expressões,
movimentos e palavras; gênero textual (canções); Artes Visuais, Teatro, Dança.
OBJETIVOS:
Construir possibilidades da prática da cultura da
paz dentro e fora da instituição;
Praticar a solidariedade tão importante ao convívio
entre as pessoas;
Promover a aproximação das crianças umas com
outras, colaborando com objetivos comuns;
Explorar as potencialidades humanas infantis de um
modo positivo aperfeiçoando o jeito de compreender a vida.
Oferecer opções diferentes para a resolução de conflitos de forma
pacífica.
Potencializar o brincar dentro de uma perspectiva da cultura da paz.
DESCRIÇÃO: Desta vez, fizemos a maioria das
atividades em sala de aula devido a uma série de problemas que nem vale a pena
relatar, até porque tais problemas não são novidade para ninguém. Depois de
fazermos um roteiro das atividades que seriam realizadas, juntamos os materiais
e demos início ao trabalho com a confecção de um cartaz em cartolina branca,
onde imprimimos, em azul, as mãozinhas das crianças formando um coração, colando
a palavra PAZ, bem no centro, também em azul. Foi um pouco mais difícil do que
esperávamos, mas o resultado ficou tão lindo que compensou.
Em outro momento, sentamos com os bebês no chão, passamos
o vídeo da Turma da Mônica, onde eles cantam a música “Em busca da Paz”,
incentivando-os a se movimentar seguindo o ritmo. Para nossa surpresa, os
pequenos gostaram tanto que tivemos que passar o vídeo mais de uma vez. Essa
atividade foi realizada de sala em sala, sem juntar as turmas, para que a
execução fosse possível sem tumultos.
Em um terceiro momento, confeccionamos faixas de
TNT, onde foram escritos alguns valores como PAZ, RESPEITO, TOLERÂNCIA, AMIZADE,
entre outras, que foram utilizadas no quarto momento dessa série de atividades.
No quarto momento, juntamos todas as turminhas no
pátio, colocamos as faixinhas nas cabecinhas deles e pusemos para rodar a
música “Em busca da Paz”, novamente, incentivando-os a se movimentar ao ritmo
gostoso da música, abraçando-se e nos
abraçando, ao final, enquanto dois de
nossos alunos seguravam o cartaz com o coração azul, que foi, para finalizar,
deixado em exposição para que as famílias pudessem ter conhecimento do trabalho
realizado e o porquê das faixinhas nas
cabecinhas com as quais foram entregues aos pais ou responsáveis ao término das
aulas.
Atividades com música onde as crianças trocam
abraços, jogam beijos, cumprimentam-se, fazem parte da rotina de nossos bebês e
eles demonstram gostar muito de abraços, tanto que mal acabamos de cantar e
eles já estão correndo para o abraço, literalmente.
MATERIAIS: cartolina branca, tinta guache azul,
TNT, cola colorida, pen-drive, notebook, gravador, câmera fotográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário