PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

sábado, 23 de maio de 2015

MODULO VI – ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL-CMEI TUPI




PROFISSIONAIS ENVOLVIDAS – Leani Winki Tecchio, Maria Inês Opaloski Wolski, Maria Verginia Godoi, Tatiane Gomes Ribeiro Carneiro, com a colaboração das profissionais do BII Vanessa Regina Leal, Elaine Casturina da Silva, todas  Educadoras do
CMEI TUPI – Campina da Barra 
BERCÁRIOS I A, I B e II
NÚMERO DE CRIANÇAS ENVOLVIDAS: 31

Prevenção das violências, cultura da Paz

No mundo de hoje somos, de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência que acabam entrando em nossos lares transbordando através dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão e a internet ou até mesmo presenciando cenas da prática efetiva de violência em nossas ruas, em nossas casas envolvendo, direta ou indiretamente, pessoas do nosso convívio na comunidade.
Violência esta que afeta, diretamente, o desenvolvimento das nossas crianças que, muitas vezes, também são vítimas da violência infantil dentro e fora de instituições de educação infantil. Instituições estas, responsáveis pelo desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, para garantir às elas um crescimento e desenvolvimento saudáveis, numa atmosfera de paz e da não-violência.
Sendo assim, através de diferentes atividades lúdicas, buscou-se suscitar nas crianças e em suas famílias, a reflexão e sensibilização sobre situações de violência por eles vivenciadas na comunidade e no mundo, resgatando o potencial de viver juntos a partir de uma educação para a paz, visando a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência comunitária e solidária.

TEMA: Não Violência
           
LINGUAGENS: Linguagem Oral, Leitura e Escrita; Linguagens da Arte.

CONTEÚDOS: Comunicação por gestos, expressões, movimentos e palavras; gênero textual (canções); Artes Visuais, Teatro, Dança.

OBJETIVOS:
Construir possibilidades da prática da cultura da paz dentro e fora da instituição;
Praticar a solidariedade tão importante ao convívio entre as pessoas;
Promover a aproximação das crianças umas com outras, colaborando com objetivos comuns;
Explorar as potencialidades humanas infantis de um modo positivo aperfeiçoando o jeito de compreender a vida.
Oferecer opções diferentes para a resolução de conflitos de forma pacífica. 
Potencializar o brincar dentro de uma perspectiva da cultura da paz.

DESCRIÇÃO: Desta vez, fizemos a maioria das atividades em sala de aula devido a uma série de problemas que nem vale a pena relatar, até porque tais problemas não são novidade para ninguém. Depois de fazermos um roteiro das atividades que seriam realizadas, juntamos os materiais e demos início ao trabalho com a confecção de um cartaz em cartolina branca, onde imprimimos, em azul, as mãozinhas das crianças formando um coração, colando a palavra PAZ, bem no centro, também em azul. Foi um pouco mais difícil do que esperávamos, mas o resultado ficou tão lindo que compensou.
Em outro momento, sentamos com os bebês no chão, passamos o vídeo da Turma da Mônica, onde eles cantam a música “Em busca da Paz”, incentivando-os a se movimentar seguindo o ritmo. Para nossa surpresa, os pequenos gostaram tanto que tivemos que passar o vídeo mais de uma vez. Essa atividade foi realizada de sala em sala, sem juntar as turmas, para que a execução fosse possível sem tumultos.
Em um terceiro momento, confeccionamos faixas de TNT, onde foram escritos alguns valores como PAZ, RESPEITO, TOLERÂNCIA, AMIZADE, entre outras, que foram utilizadas no quarto momento dessa série de atividades.
No quarto momento, juntamos todas as turminhas no pátio, colocamos as faixinhas nas cabecinhas deles e pusemos para rodar a música “Em busca da Paz”, novamente, incentivando-os a se movimentar ao ritmo gostoso da música,  abraçando-se e nos abraçando,  ao final, enquanto dois de nossos alunos seguravam o cartaz com o coração azul, que foi, para finalizar, deixado em exposição para que as famílias pudessem ter conhecimento do trabalho realizado e o porquê das faixinhas  nas cabecinhas com as quais foram entregues aos pais ou responsáveis ao término das aulas.   
Atividades com música onde as crianças trocam abraços, jogam beijos, cumprimentam-se, fazem parte da rotina de nossos bebês e eles demonstram gostar muito de abraços, tanto que mal acabamos de cantar e eles já estão correndo para o abraço, literalmente.  
MATERIAIS: cartolina branca, tinta guache azul, TNT, cola colorida, pen-drive, notebook, gravador, câmera fotográfica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário