ESCOLA
RURAL MUNICIPAL RUI BARBOSA
Tema: Cultura
da Paz
Encaminhamentos Metodológicos:
- Literatura: Contação
da história: “João e Maria” e história contada por um aluno: “ Os três
porquinhos” (usando os personagens) e “ A casa sonolenta”.
-
Oralidade: A partir
das referidas literaturas (realizadas durante 2 semanas) se fez a discussão
coletiva a respeito da:
- composição familiar dos personagens de cada história;
- tipos de moradia e condições de vida;
- amor, respeito, obediência, o bem, solidariedade, a importância
da alegria pela vida em família, com o objetivo de promover a cultura da paz no
ambiente familiar;
- a importância da união, amizade, respeito e
solidariedade entre os irmãos;
- gestos e atitudes que se tem em casa: de paz e harmonia
ou violências;
Observação: a discussão foi mediada para viabilizar a compreensão
dos alunos de que a casa onde moramos pode ser grande ou pequena, de madeira,
de tijolos ou de qualquer outro material. Podemos morar com muita gente ou
somente com a pessoa que cuida de nós. O importante é sentir-se bem dentro dela
e que haja respeito entre todos.
E para que
todos se sintam felizes, cada pessoa precisa construir a paz dentro do seu lar
e do ambiente onde vive.
-Expressão
oral e corporal (dramatização): Dramatização da história: “A
casa sonolenta”, a partir da interpretação do texto;
Com base na história, observando todos os personagens dividindo
o espaço da cama sem conflitos e discussões, ou seja, dormindo em harmonia,
realizou-se a discussão sobre a importância da boa convivência no ambiente
familiar, independente das condições da família, visto que o respeito é
primordial para construir a paz no lar.
PROFESSORAS:
Andréia
Helena Cavichia - Multifuncional
Andréia
Zavia Camargo – 2º ano
Kilsy
Michelly de Freitas Padilha - RMD
Simone
Taborda – Coordenadora do projeto Mais Educação
105
pessoas envolvidas (alunos e professores)
OBS:
Perdemos muitas fotos por problemas na máquina fotográfica, que afetou o cartão
de memória. Por este motivo poucas fotos foram postadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário