CURSO
SAÚDE NA ESCOLA - ARAUCÁRIA 2015
DESENVOLVIMENTO
INFANTIL - MÓDULO 4
CMEI
TIETÊ
PROFESSORAS:
Luciana dos Santos Carnaval
Elaine
Cristina Prestes Borges
Clarice Zepechoka Senderski
TURMAS
ENVOLVIDAS:
PRÉ I e PRÉ II – 32 crianças
TEMA:
Brincadeiras
Cantadas
OBJETIVOS:
Proporcionar
o desenvolvimento infantil em seus
aspectos
físicos, cognitivos, emocionais, sociais, por meio das
brincadeiras
cantadas, cantigas de roda e cirandas.
CONTEÚDO:
·
Ampliação vocabular;
·
Movimento do corpo em diferentes situações;
·
Coordenação motora global e fina: precisão,
agilidade, flexibilidade, equilíbrio, velocidade adequada a atividade proposta;
·
Imagem e esquema corporal em brincadeiras;
·
Brincadeiras cantadas;
·
Movimentos corporais ocupando o espaço.
ENCAMINHAMENTO:
Serão
realizadas duas brincadeiras com as crianças com o objetivo de estimular o desenvolvimento da coordenação
motora ampla, o equilíbrio, atenção, ritmo, cooperação etc.
Conversa em sala com as crianças sobre as
brincadeiras que serão realizadas, identificando quais conhecem ou já
brincaram, proporcionando interação e valorizando a participação delas na
reconstrução das brincadeiras apresentadas.
·
Orientar e desenvolver a brincadeira Dança da
bexiga;
·
Orientar e desenvolver a brincadeira cantada Boneca
de Lata.
DANÇA DA BEXIGA - COMO BRINCAR
Em duplas
e sem a ajuda das mãos, os participantes devem dançar enquanto equilibram uma
bexiga entre suas cabeças. Vence a última dupla que permanecer na brincadeira
dançando com a bexiga, sem deixa-la cair.
Dica: coloque músicas com ritmos diferentes e troque o ritmo em um curto espaço de tempo. Dê ordens que devem ser cumpridas pelas duplas, como: ‘Dançando com um pé só, ‘Dançando e batendo palmas. Pode utilizar também laranjas ou outros objetos no lugar da bexiga.
BONECA DE LATA - COMO BRINCAR
A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que "bateu" sempre que estiver cantando a música. A cada vez que a música se repete, mostra-se onde bateu na(s) última(s) vez(es) e acrescenta-se a atual. O número de horas para a arrumação também aumenta a cada vez.
Dica: coloque músicas com ritmos diferentes e troque o ritmo em um curto espaço de tempo. Dê ordens que devem ser cumpridas pelas duplas, como: ‘Dançando com um pé só, ‘Dançando e batendo palmas. Pode utilizar também laranjas ou outros objetos no lugar da bexiga.
BONECA DE LATA - COMO BRINCAR
A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que "bateu" sempre que estiver cantando a música. A cada vez que a música se repete, mostra-se onde bateu na(s) última(s) vez(es) e acrescenta-se a atual. O número de horas para a arrumação também aumenta a cada vez.
Música:
Minha boneca de lata
Bateu a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer arrumação
Desamassa aqui, (desamassa ali) pra ficar boa.
Obs. À medida que a música recomeçar, o professor pode ir mostrando a parte do corpo a ser acrescentada na música para aumentar a sequência.
RECURSOS UTILIZADOS:
·
Musicas,
·
Bexigas,
·
Papel laminado prata,
·
Caixa papelão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário