PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

DESENVOLVIMENTO INFANTIL - MÓDULO IV - CMEI TIETÊ

CURSO SAÚDE NA ESCOLA - ARAUCÁRIA 2015
DESENVOLVIMENTO INFANTIL - MÓDULO 4
CMEI TIETÊ

PROFESSORAS:
Luciana dos Santos Carnaval
Elaine Cristina Prestes Borges                             
Clarice Zepechoka Senderski


TURMAS ENVOLVIDAS:
PRÉ I e PRÉ II – 32 crianças

TEMA: Brincadeiras Cantadas

OBJETIVOS: Proporcionar o desenvolvimento infantil em seus
aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais, por meio das
brincadeiras cantadas, cantigas de roda e cirandas.

CONTEÚDO:
·         Ampliação vocabular;
·         Movimento do corpo em diferentes situações;
·         Coordenação motora global e fina: precisão, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, velocidade adequada a atividade proposta;
·         Imagem e esquema corporal em brincadeiras;
·         Brincadeiras cantadas;
·         Movimentos corporais ocupando o espaço.

ENCAMINHAMENTO:
Serão realizadas duas brincadeiras com as crianças com o objetivo de  estimular o desenvolvimento da coordenação motora ampla, o equilíbrio, atenção, ritmo, cooperação etc.
 Conversa em sala com as crianças sobre as brincadeiras que serão realizadas, identificando quais conhecem ou já brincaram, proporcionando interação e valorizando a participação delas na reconstrução das brincadeiras apresentadas.
·         Orientar e desenvolver a brincadeira Dança da bexiga;
·         Orientar e desenvolver a brincadeira cantada Boneca de Lata.

DANÇA DA BEXIGA - COMO BRINCAR
Em duplas e sem a ajuda das mãos, os participantes devem dançar enquanto equilibram uma bexiga entre suas cabeças. Vence a última dupla que permanecer na brincadeira dançando com a bexiga, sem deixa-la cair.
Dica: coloque músicas com ritmos diferentes e troque o ritmo em um curto espaço de tempo. Dê ordens que devem ser cumpridas pelas duplas, como: ‘Dançando com um pé só, ‘Dançando e batendo palmas. Pode utilizar também laranjas ou outros objetos no lugar da bexiga.

BONECA DE LATA - COMO BRINCAR
A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que "bateu" sempre que estiver cantando a música. A cada vez que a música se repete, mostra-se onde bateu na(s) última(s) vez(es) e acrescenta-se a atual. O número de horas para a arrumação também aumenta a cada vez. 

Música: 
Minha boneca de lata 
Bateu a cabeça no chão 
Levou mais de uma hora 
Pra fazer arrumação 
Desamassa aqui, (desamassa ali) pra ficar boa.
 
Obs. À medida que a música recomeçar, o professor pode ir mostrando a parte do corpo a ser acrescentada na música para aumentar a sequência. 


RECURSOS UTILIZADOS:
·         Musicas,
·         Bexigas,
·         Papel laminado prata,
·         Caixa papelão.











































































Nenhum comentário:

Postar um comentário