Módulo V
Práticas Corporais na Educação Infantil
Centro Municipal de Educação Infantil Tietê
Profissionais:
Lorena Kava de Almeida
Elaine Cristina Prestes Borges
Clarice Zepechoka Senderski
Luciana dos Santos Carnaval
Débora Andrea Pereira Mendes
Sarah Chanan
Número de participantes: 56 crianças
Atividade: Circuito do Movimento
Objetivo: Analisar e refletir sobre o corpo através do
desenvolvimento e descobrimento de suas possibilidades motoras.
Conteúdos: Movimentos amplos: sentar engatinhar, jogar,
apanhar, chutar, andar corretamente e com equilíbrio; Formação de noção de
conceitos matemáticos: dentro e fora; regras de convivência em grupo.
Encaminhamento:
Segundo a
proposta Curricular da Educação Infantil as práticas pedagógicas devem ter como
eixos norteadores as interações e a brincadeira e que garantam
experiências que:
Promovam o conhecimento de si e do
mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais
que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito
pelos ritmos e desejos da criança. (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA
EDUCAÇÃO INFANTIL,Pg. 27, 2010)
Primeiramente foi
elaborado um Circuito de atividades com seguintes passos: primeiro as crianças
deveriam passar pulando no meio de bambolês em seguida por cima de um banco
logo após passar por dentro do túnel em seguida realizar o Ziguezague e por fim
andar por cima das pelas cadeiras ou por baixo.
Antes de iniciar a
atividade proposta os profissionais envolvidos demostraram o que os alunos
deveriam fazer, por fim cada criança participava do circuito realizando as
atividades com o acompanhamento e supervisão do profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário