PROJETO SAUDE NA
ESCOLA – PSE – 2015
MÓDULO VI
ATENDENTES:
ADRIANA RODAKOSKI, MARLI INES DA COSTA E CRISTIENE PURGER DOS
SANTOS.
TEMA: Reconhecendo as amizades e
promovendo a cultura da paz
Público alvo:
Pré II – 16 crianças e comunidade escolar
Objetivos:
· Trabalhar gestos e
atitudes que ajudem as crianças a se relacionarem com os colegas e a promover a
paz.
Desenvolvimento:
1º momento: Roda de conversa sobre o que é violência e paz,
explicar a eles alguns direitos das crianças, dentro do contexto de
entendimento para a idade;
2º momento: Assistir ao vídeo “Cocoricó: Toda criança tem
direito ao carinho” (sugerido no site);
3º momento: Realizar com as crianças o “jogo da amizade”
(sugerido no site);
Como fazer:
1.
Confeccionar
um dado com uma caixa de papelão, encapar a caixa para que fique parecida com
um dado. Em cada lado do dado, colar imagens que simbolizem gestos de amizade.
2.
Confeccionar
outra caixa onde colocará o nome de cada criança da turma dentro;
Como brincar:
1.
Dispor
as crianças em circulo, passar a caixa com os nomes de uma em uma, cantando a
música “Pera, uva, maçã, salada mista... diz o que você quer sem eu dar nenhuma
pista”, quando a música acabar, a criança que estiver segurando a caixa,
sorteia um nome e após joga o dado para ver qual atitude de carinho ela vai
fazer no coleguinha sorteado. Quando cair a frase: O que quiser, ela escolhe o
que quer fazer para com o colega.
4º momento: Ensaiar com as crianças o refrão da música:
“A paz no mundo começa no meu coração, no seu coração.... A
paz
A Paz no mundo começa num abraço, dá um abraço pela paz...
Abraça, abraça, abraça e canta...”
Fazer corações com papel camurça para colocar no peito das
crianças com as frases escolhidas por elas tipo ( diga não a violência, basta,
diga não as armas, denuncie, paz, etc)
Apresentar entre as turmas do CMEI, incentivando as crianças
a se abraçarem conforme a música e a fazerem os gestos.
Materiais:
·
Rádio
e Cd’s
·
Papel
camurça vermelho;
Observação:
A avaliação ocorrerá através da observação no
cotidiano de pequenos hábitos que possam vir a ser adotados pelo público
envolvido
Nenhum comentário:
Postar um comentário