PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

PROJETO SAUDE NA ESCOLA – PSE – 2015
MÓDULO VI

ATENDENTES:
ADRIANA RODAKOSKI, MARLI INES DA COSTA E CRISTIENE PURGER DOS SANTOS.

TEMA:  Reconhecendo as amizades e promovendo a cultura da paz

Público alvo:
Pré II – 16 crianças e comunidade escolar

Objetivos:
·       Trabalhar gestos e atitudes que ajudem as crianças a se relacionarem com os colegas e a promover a paz.

Desenvolvimento:
1º momento: Roda de conversa sobre o que é violência e paz, explicar a eles alguns direitos das crianças, dentro do contexto de entendimento para a idade;
2º momento: Assistir ao vídeo “Cocoricó: Toda criança tem direito ao carinho” (sugerido no site);
3º momento: Realizar com as crianças o “jogo da amizade” (sugerido no site);
Como fazer:
1.     Confeccionar um dado com uma caixa de papelão, encapar a caixa para que fique parecida com um dado. Em cada lado do dado, colar imagens que simbolizem gestos de amizade.
2.     Confeccionar outra caixa onde colocará o nome de cada criança da turma dentro;
Como brincar:
1.     Dispor as crianças em circulo, passar a caixa com os nomes de uma em uma, cantando a música “Pera, uva, maçã, salada mista... diz o que você quer sem eu dar nenhuma pista”, quando a música acabar, a criança que estiver segurando a caixa, sorteia um nome e após joga o dado para ver qual atitude de carinho ela vai fazer no coleguinha sorteado. Quando cair a frase: O que quiser, ela escolhe o que quer fazer para com o colega.
4º momento: Ensaiar com as crianças  o refrão da música:
“A paz no mundo começa no meu coração, no seu coração.... A paz
A Paz no mundo começa num abraço, dá um abraço pela paz...
Abraça, abraça, abraça e canta...”
Fazer corações com papel camurça para colocar no peito das crianças com as frases escolhidas por elas tipo ( diga não a violência, basta, diga não as armas, denuncie, paz, etc)
Apresentar entre as turmas do CMEI, incentivando as crianças a se abraçarem conforme a música e a fazerem os gestos.

Materiais:
·       Rádio e Cd’s
·       Papel camurça vermelho;

Observação:

 A avaliação ocorrerá através da observação no cotidiano de pequenos hábitos que possam vir a ser adotados pelo público envolvido








Nenhum comentário:

Postar um comentário