CURSO
SAÚDE NA ESCOLA - ARAUCÁRIA 2015
MÓDULO
VI - PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS
CMEI
TIETÊ
PROFESSORAS:
Luciana dos Santos Carnaval
Elaine
Cristina Prestes Borges
TURMAS
ENVOLVIDAS:
PRÉ I e PRÉ II – 32 crianças
TEMA: Reconhecendo as
amizades.
OBJETIVOS: Trabalhar gestos
e atitudes que ajudem as crianças a se relacionarem com os colegas.
CONTEÚDO:
·
Ampliação vocabular;
·
Apreciação de leitura de histórias;
·
Coordenação motora global: precisão,
agilidade, flexibilidade, equilíbrio;
·
Imagem e esquema corporal em brincadeiras;
·
Brincadeiras cantadas;
·
Movimentos corporais ocupando o espaço.
ENCAMINHAMENTO:
Inicialmente
será realizada uma contação de história com as crianças utilizando o livro “DOUGLAS
QUER UM ABRAÇO”, apresentando a eles essa história que enfatiza a afetividade. Em
seguida será sugerido para as crianças realizar os diferentes tipos de abraço
que constam no final do livro, tais como: abraço apertado, abraço sanduiche,
abraço de costas, abraço trenzinho, abração entre outros.
Em outro
momento, será realizada a brincadeira “jogo da amizade” utilizando um dado
previamente preparado. A criança joga o dado e terá que reproduzir o gesto de
amizade que cair com um amiguinho escolhido por ela, em seguida o colega
escolhido joga o dado e escolhe outra criança de forma que todos possam
brincar. Quando cair a frase: O que quiser, ela escolhe o que quer fazer para o
amigo.
COMO FAZER:
Confeccionar um dado com uma caixa de papelão,
encapar a caixa para que fique parecida com um dado. Em cada lado do dado,
colar imagens que simbolizem gestos de amizade. Nossas sugestões são:
cumprimento, beijinho, carinho, abraço, elogio e a frase “o que quiser”.
RECURSOS UTILIZADOS:
·
Livro;
·
Caixa papelão;
·
Imagens impressas;
·
Papel contact transparente.
Tipos de Abraço
Aluna de inclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário