CURSO SAÚDE NA ESCOLA
ARAUCÁRIA 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL
MÓDULO 07
Unidade Educacional: CMEI Jardim do Conhecimento
Público Alvo: Pré I meio período: 13 alunos
Professora: Claudia Jankowski
TEMA: Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
OBJETIVO GERAL: Despertar à conscientização ambiental em
relação ao lixo.
PLANEJAMENTO REFERENCIAL DA EDUCAÇÃO
INFANTIL
|
||||
UNIDADE
EDUCACIONAL: CMEI Jardim do conhecimento
|
PROFICIONAIS RESPONSÁVEIS PELO PLANEJAMENTO
Claudia Jandira Jankowski
Mailsa Mariano dos Santos
|
|||
TURMA:
|
Pré I
|
TURMA (
)INTEGRAL (X)PARCIAL
|
||
PERÍODO: 09/06/2015
à 27/11/2015
|
||||
Conhecimento de si, dos objetos, dos outros
elementos do mundo natural e cultural
|
||||
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
|
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
|
RECURSOS
|
LINGUAGEM ORAL, LEITURA E
ESCRITA
|
Função social da escrita;
Ampliação vocabular;
Relato de fatos do cotidiano;
|
Diferencia textos escritos de outras
formas de representação;
Utiliza o desenho para representar suas
ideias ou registrar ideias de textos lidos;
Relata fatos do cotidiano;
Expõem suas ideias com objetividade;
Compreende duas ou três ordens juntas;
|
1º
Momento – Roda de conversa sobre o
lixo, se em casa a família separa, onde se joga o lixo, o que é lixo, o que
pode reciclar e reutilizar, se conhece os três Rs: reduzir, reciclar e
reutilizar;
2º
Momento – Apreciação dos vídeos:
Salve o Planeta, Uma Campanha Inteligente para Criança de 3 a 103 anos e É
Preciso Reciclar – Um Plano Infalível Para Salvar o Planeta da Turma da
Monica;
3º
Momento – Confecção de cartaz
coletivo com imagens do que deixa o planeta feliz e do que deixa o planeta
triste;
4º
Momento – Pintura coletiva com tinta
guache de 4 caixas de papelão nas
cores verde/vidro, azul/papel, vermelho/plástico, amarelo/metal para arrecadar
matérias recicláveis e reutilizáveis;
5º
Momento – Mobilizar as famílias para
trazerem vidro, papel, plástico e metal higienizados para as crianças
colocarem nas caixas;
6º
Momento – Agendar uma visita ao
barracão da reciclagem para os alunos levarem os materiais para reciclar;
7º
Momento – Utilizar o papel, plástico
e metal na confecção de fantoches, instrumentos musicais e brinquedos;
8º
Momento – Ensaiar musica e
coreografia “Coloridos” do Palavra Cantada para ser apresentado aos pai e
demais alunos do CMEI, fazendo uso de adereços e instrumentos confeccionados com
os materiais recicláveis trazidos pelos alunos;
9º
Momento – Brincar com os brinquedos
confeccionados com o material reciclável;
10º
Momento – Realizar uma exposição do
que foi produzido com os materiais recicláveis neste projeto.
|
TV;
Aparelho de DVD;
DVD-R;
Imagens recortadas de revistas ou
impressas;
Cola bastão;
Cola Branca;
Cartolina;
Caixas de papelão;
Pinceis;
Esponjas;
Tinta guache;
Durex;
Fita crepe;
Missangas;
Pedrinhas;
Sementes;
Barbante;
Latas;
PETs;
Papeis coloridos;
Hidro cor;
Cabos de vassoura;
Retalhos de tecido.
|
LINGUAGEM MATEMÁTICA
|
Função social do numero;
Formação de noções de conceitos
matemáticos, quantitativos;
Muito, pouco, mais, menos, maior,
menor;
Medidas de comprimento;
Alto, baixo;
Medidas de massa;
Leve, pesado
|
Identifica situações em que os números
são utilizados na sociedade;
Compara e representa quantidades em
pequenos grupos de objetos utilizando as palavra mais e menos em diferentes
situações;
Faz comparações utilizando os termos,
maior, menor, pequeno, grande, largo, estreito, curto, comprido, grosso,
fino, perto, longe, alto, baixo;
Explora, compara e relaciona os objetos
e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças (cor, forma, matéria,
medida);
|
||
LINGUAGEM DA EXPRESSÃO
CORPORAL
|
Coordenação motora global e fina;
Precisão, agilidade, flexibilidade,
equilíbrio e velocidade adequada a atividade proposta;
Movimentos do corpo em diferentes situações;
|
Percebe noções de direcionalidade com o
próprio corpo: adiante, atrás, à frente, à esquerda, à direita, a cima, a
baixo, dentro, fora, ao centro;
Apresenta locomoção adequada às
atividades e ao espaço utilizado;
Realiza movimentos finos das mãos e
dedos com a velocidade e precisão adequadas à atividade proposta;
|
||
LINGUAGEM DO MUNDO FÍSICO
SOCIAL E NATURAL
|
Preservação do meio ambiente;
|
Compreende a importância do meio
ambiente e de desenvolver hábitos de preservação;
Percebe a importância de reduzir,
separar e reciclar o lixo;
|
|
|
LINGUAGEM DA ARTE
|
DANÇA
|
Dança expressivamente utilizando
diferentes partes do corpo, em coreografias individuais ou coletivas;
Interage com os colegas ao dançar;
|
||
Movimentos a partir de diferentes
ritmos da música, palmas, instrumentos;
|
||||
MÚSICA
|
Acompanha com batidas (palmas, marcha,
instrumentos de percussão, etc.) diferentes ritmos musicais;
|
|||
Diferentes ritmos musicais acompanhados
ou não de palmas, instrumentos, marcha;
|
||||
TEATRO
|
Dramatiza histórias lidas ou contadas;
Usa diferentes expressões corporais de
acordo com os personagens que representa;
|
|||
Jogos teatrais com diferentes
modalidades: de bonecos, vara, mascaras, mimica, com construção de textos
coletivos;
|
||||
ARTES VISUAIS
|
Utiliza construções tridimensionais nas
suas criações;
Aprecia suas produções e a dos colegas;
Conhece e explora os elementos da
linguagem visual: ponto, linha, cor, volume, textura;
|
|||
Utilização de diferentes materiais
riscantes, tinta e recicláveis: identificação das cores e seu diferentes
tons;
|
||||
OBSERVAÇÕES: na Educação Infantil as
linguagens não são trabalhadas de forma isolada, elas se inter-relacionam, há
necessidade de repetição de conteúdos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário