PSE Araucária 2015

PSE Araucária 2015
Fotos: Programa PSE Araucária 2014

Páginas

domingo, 14 de junho de 2015

CURSO SAÚDE NA ESCOLA ARAUCÁRIA 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL MÓDULO 07 Unidade Educacional: CMEI Jardim do Conhecimento Público Alvo: Pré I meio período: 13 alunos Professora: Claudia Jankowski

CURSO SAÚDE NA ESCOLA
ARAUCÁRIA 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL
MÓDULO 07
Unidade Educacional: CMEI Jardim do Conhecimento
Público Alvo: Pré I meio período: 13 alunos
Professora: Claudia Jankowski
TEMA: Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

OBJETIVO GERAL: Despertar à conscientização ambiental em relação ao lixo.

PLANEJAMENTO REFERENCIAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIDADE EDUCACIONAL: CMEI Jardim do conhecimento
PROFICIONAIS RESPONSÁVEIS PELO PLANEJAMENTO
Claudia Jandira Jankowski
Mailsa Mariano dos Santos
TURMA:
Pré I
TURMA ( )INTEGRAL  (X)PARCIAL
PERÍODO: 09/06/2015 à 27/11/2015
Conhecimento de si, dos objetos, dos outros elementos do mundo natural e cultural

CONTEÚDOS
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS
LINGUAGEM ORAL, LEITURA E ESCRITA
Função social da escrita;
Ampliação vocabular;
Relato de fatos do cotidiano;
Diferencia textos escritos de outras formas de representação;
Utiliza o desenho para representar suas ideias ou registrar ideias de textos lidos;
Relata fatos do cotidiano;
Expõem suas ideias com objetividade;
Compreende duas ou três ordens juntas;
1º Momento – Roda de conversa sobre o lixo, se em casa a família separa, onde se joga o lixo, o que é lixo, o que pode reciclar e reutilizar, se conhece os três Rs: reduzir, reciclar e reutilizar;
2º Momento – Apreciação dos vídeos: Salve o Planeta, Uma Campanha Inteligente para Criança de 3 a 103 anos e É Preciso Reciclar – Um Plano Infalível Para Salvar o Planeta da Turma da Monica;
3º Momento – Confecção de cartaz coletivo com imagens do que deixa o planeta feliz e do que deixa o planeta triste;
4º Momento – Pintura coletiva com tinta guache  de 4 caixas de papelão nas cores verde/vidro, azul/papel, vermelho/plástico, amarelo/metal para arrecadar matérias recicláveis e reutilizáveis;
5º Momento – Mobilizar as famílias para trazerem vidro, papel, plástico e metal higienizados para as crianças colocarem nas caixas;
6º Momento – Agendar uma visita ao barracão da reciclagem para os alunos levarem os materiais para reciclar;
7º Momento – Utilizar o papel, plástico e metal na confecção de fantoches, instrumentos musicais e brinquedos;
8º Momento – Ensaiar musica e coreografia “Coloridos” do Palavra Cantada para ser apresentado aos pai e demais alunos do CMEI, fazendo uso de adereços e instrumentos confeccionados com os materiais recicláveis trazidos pelos alunos;
9º Momento – Brincar com os brinquedos confeccionados com o material reciclável;
10º Momento – Realizar uma exposição do que foi produzido com os materiais recicláveis neste projeto.
TV;
Aparelho de DVD;
DVD-R;
Imagens recortadas de revistas ou impressas;
Cola bastão;
Cola Branca;
Cartolina;
Caixas de papelão;
Pinceis;
Esponjas;
Tinta guache;
Durex;
Fita crepe;
Missangas;
Pedrinhas;
Sementes;
Barbante;
Latas;
PETs;
Papeis coloridos;
Hidro cor;
Cabos de vassoura;
Retalhos de tecido.
LINGUAGEM MATEMÁTICA
Função social do numero;
Formação de noções de conceitos matemáticos, quantitativos;
Muito, pouco, mais, menos, maior, menor;
Medidas de comprimento;
Alto, baixo;
Medidas de massa;
Leve, pesado
Identifica situações em que os números são utilizados na sociedade;
Compara e representa quantidades em pequenos grupos de objetos utilizando as palavra mais e menos em diferentes situações;
Faz comparações utilizando os termos, maior, menor, pequeno, grande, largo, estreito, curto, comprido, grosso, fino, perto, longe, alto, baixo;
Explora, compara e relaciona os objetos e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças (cor, forma, matéria, medida);
LINGUAGEM DA EXPRESSÃO CORPORAL
Coordenação motora global e fina;
Precisão, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e velocidade adequada a atividade proposta;
Movimentos do corpo em diferentes situações;
Percebe noções de direcionalidade com o próprio corpo: adiante, atrás, à frente, à esquerda, à direita, a cima, a baixo, dentro, fora, ao centro;
Apresenta locomoção adequada às atividades e ao espaço utilizado;
Realiza movimentos finos das mãos e dedos com a velocidade e precisão adequadas à atividade proposta;
LINGUAGEM DO MUNDO FÍSICO SOCIAL E NATURAL
Preservação do meio ambiente;
Compreende a importância do meio ambiente e de desenvolver hábitos de preservação;
Percebe a importância de reduzir, separar e reciclar o lixo;


LINGUAGEM DA ARTE
DANÇA
Dança expressivamente utilizando diferentes partes do corpo, em coreografias individuais ou coletivas;
Interage com os colegas ao dançar;
Movimentos a partir de diferentes ritmos da música, palmas, instrumentos;
MÚSICA
Acompanha com batidas (palmas, marcha, instrumentos de percussão, etc.) diferentes ritmos musicais;
Diferentes ritmos musicais acompanhados ou não de palmas, instrumentos, marcha;
TEATRO
Dramatiza histórias lidas ou contadas;
Usa diferentes expressões corporais de acordo com os personagens que representa;
Jogos teatrais com diferentes modalidades: de bonecos, vara, mascaras, mimica, com construção de textos coletivos;
ARTES VISUAIS
Utiliza construções tridimensionais nas suas criações;
Aprecia suas produções e a dos colegas;
Conhece e explora os elementos da linguagem visual: ponto, linha, cor, volume, textura;
Utilização de diferentes materiais riscantes, tinta e recicláveis: identificação das cores e seu diferentes tons;
OBSERVAÇÕES: na Educação Infantil as linguagens não são trabalhadas de forma isolada, elas se inter-relacionam, há necessidade de repetição de conteúdos.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário